Setembro 11, 2009 solbatt
Etiquetas: , , , , ,

 

      

                                                                                                                                                                                Viver é uma arte

 

            Uma obra de arte custa às vezes milhões . Mas ,por mais cara que ela seja, é sempre possível compra-la. Há, porém, uma obra de arte que não tem preço, que não pode ser comprada por dinheiro algum. Essa obra de arte é a pessoa humana. É Você.

            Assinale a alternativa correta:

1.Os artistas passam anos estudando, exercitando-se, para aperfeiçoar sua arte- Para Você aperfeiçoar-se.a.(   )precisa se exercitar, se esforçar. b.(   ) não precisa se exercitar, se esforçar.

2.Por pessoa de caráter, Você entende:a .(   ) aquela que nasce perfeita. b.(   ) aquela que já aperfeiçoou bastante a  arte de viver.

3.O artista dá valor a sua obra. Por isso, trabalha com entusiasmo e com força de vontade.Quem não se entusiasma, quem não se interessa pela perfeição de sua personalidade: a .(   ) aprendeu a valorizar a arte de viver. b.(   ) não aprendeu a valorizar a arte de viver.

            Este teste  é reflexo dos seus pensamentos, reflita sobre você. E você? Você sente entusiasmo, sente interesse pela arte de viver? Você vai saber responder melhor a essa pergunta, depois de fazer o teste seguinte. Você não precisa mostrar o resultado a ninguém. Mas responda sinceramente. Não engane a si mesmo.

1. O que você mais admira nos outros é: a .(   ) a fama, o prestigio, a riqueza e a beleza física. B. (   ) a sinceridade, a honestidade, a justiça, a compreensão e o caráter bem formado.

2.Quando seus pais, irmãos, professores ou colegas lhe chamam a atenção para uma falta moral: a . (   ) você fica irritada ( o ), não aceita; b. (   )você promete melhorar, a realmente melhorar;

3.Nas aulas, você: a .(   )comporta-se bem com qualquer professor; b.(   )não se comporta bem com professores algum;

4. Nas aulas, você: a .(   ) se interessa em ajuda-la; b.(   ) procura fugir dela;

 

 Que tal o resultado? Quem já aperfeiçoou bastante a arte de viver, assinalaria as seguintes  alternativas:1. ( b ); 2.( b ); 3.( a ); 4.( a ).           Mas você ainda está se formando. Por isso, não desanime,  precisa se esforçar muito.

 

 

 

 

 

           

 

 

 

 

                                   A arte de viver

            Guy de Maupassant, literato francês era um mestre do Conto. Perguntaram-lhe, um dia, o segredo para fabricar uma história, um Conto de valor. A resposta veio pronta:

            -Deve ter um bom começo e um bom fim!

            -Mas, e no meio? O que se coloca entre este início e final?

            -No meio deve estar o artista – respondeu Maupassant.

            Não apenas os astros do cinema ou da televisão, não apenas ao hábeis manejadores da pena ou do pincel, todos quantos podemos e devemos ser os artistas da nossa vida.

            Uma das artes mais difíceis, sem dúvida, é a arte de viver. Arte que não se improvisa e que exige longo e árduo aprendizado. Morrem legiões, sem nunca terem aprendido seu a- bê- ce.

            Essa vida, pela qual somos os responsáveis, não nos é dada feita, prontinha como um programa de televisão, que podemos apreciar, sem muito esforços pessoal, refestelados confortavelmente numa poltrona…

            Cada qual constrói e molda sua vida, com ou sem arte, dissipando-a ou valorizando-a. podemos fazer dela uma obra-prima ou uma caricatura. Caricatura: imitação cômica e ridícula de uma pessoa ou coisa. Dissipar: esbanjar; não dar valor.

Improvisar: fazer alguma coisa sem a devida preparação.  Legião: grande número de pessoas; multidão. Obra – prima: a melhor obra de um grande artista. Roque Schneide

            Responda com atenção:

1- Por que podemos fazer de nossa vida uma obra – prima ou caricatura?

            2-O que é preciso fazer para tornar nossa vida uma obra – prima?

            3-Complete com as palavras preencha com elas o texto que segue: formação, moralmente, conhecimento, caricatura, participar, cientista.

            Toda arte exige esforço,……………………………………. e paciência; principalmente a arte de viver, que é a mais importante das artes. Se você quiser ser um ………………………,

Terá de estudar muitos anos. Ninguém se torna cientista de um ano para outro. Carlos Chagas, César Lattes e todos os nossos grandes cientistas começaram a aprender pela cartilha.

            Da mesma maneira, ninguém se aperfeiçoa………………………………. de um dia para outro. Somos uma obra de arte, mas não somos perfeitos. Deus nos fez assim, para que pudéssemos……………………………….. de nossa própria criação. Para tanto, nos deu inteligência e vontade. E é nisso que está a nossa grandeza, a nossa superioridade sobre os seres irracionais. Mas também é nisso que está o nosso grande perigo, pois podemos fazer de nós uma ……………………………………de personalidade, em vez de uma obra- prima.

            Neste texto, pretendemos ajudá-lo a se aperfeiçoar mais um pouco. Não esqueça, porém, que a parte principal depende de você. Você é o maior responsável pela sua própria ……………………………………………………….. .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

            Você já pensou alguma vez no valor da experiência da vida? Quando? Por quê?………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….        

A maneira pessoal de ver as coisas…

Uma indústria de calçados do Brasil desenvolveu um projeto de exportação de sapatos para a Índia, mandando dois de seus consultores a pontos diferentes daquele país para fazer as primeiras observações do potencial daquele futuro mercado. 

Depois de alguns dias de pesquisa, um dos consultores enviou o seguinte fax para a direção da índústria:

“Senhores, cancelem o projeto de exportação de sapatos para a Índia. Aqui ninguém usa sapatos.” 

Sem saber da existência desse fax, alguns dias depois o segundo consultor mandou o seu: 

”Senhores, tripliquem o projeto da exportação de sapatos para a Índia. Aqui ninguém usa sapatos…ainda!” 


MORAL DA HISTÓRIA:

A mesma situação era um enorme obstáculo para um dos consultores e uma fantástica oportunidade para o outro. Da mesma forma, tudo na vida pode ser visto com enfoques e maneiras diferentes. A sabedoria popular traduz essa situação na seguinte frase:
“OS TRISTES ACHAM QUE O VENTO GEME, OS ALEGRES, ACHAM QUE ELE CANTA”  

O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos. A maneira como você encara a vida faz toda a diferença.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A FOLHA AMASSADA (Autor desconhecido.)

Por ser jovem e devido ao  meu caráter impulsivo, tinha raiva e reagia a menor provocação. Na maioria das vezes, depois de um desses incidentes me sentia envergonhado e me esforçava por consolar a quem tinha magoado.

  Um dia, meu professor me viu pedindo desculpas depois de uma explosão de raiva, entregou-me uma folha de papel lisa e me disse: -Amasse-a!         Obedeci e fiz com ela uma bolinha.

–Agora, deixá-a como estava antes. Voltou a dizer-me.

  É óbvio que não pude deixá-la como antes. Por mais que tentasse, o papel continuava cheio de pregas. 

  O professor me disse, então: – O coração das pessoas é como esse papel… A impressão que neles deixamos será tão difícil de apagar como esses amassados.

  Assim, aprendi a ser mais compreensivo e mais paciente. Quando sinto de estourar, lembro daquele papel amassado. Quando magoamos alguém com nossas ações ou com nossas palavras, logo queremos consertar o erro, mas pode ser tarde demais.

  MORAL: Acusar e agredir alguém, quando estamos com raiva e nervosos, é muito fácil. Basta obedecermos a um ímpeto natural de querer “cuspir” o que sentimos de ruim. No entanto, palavras proferidas com raiva são como flechas envenenadas… Dependendo de onde acertarmos, podemos causar feridas incuráveis, dores que não passam jamais.

  DICAS: Antes de falar qualquer coisa num momento de raiva, conte até dez! Não é brincadeira, não! Conte mesmo até dez, respirando profundamente e deixando seus pensamentos se tranqüilizarem. Não diga nada. Prefira o silêncio até que se sinta consciente e preparado para falar com justiça e discernimento. Evite ferir as pessoas, especialmente aquelas que você mais ama e que mais amam você.

 UM CONSELHO: PRONUNCIE PALAVRAS SUAVES E PRATIQUE BOAS AÇÕES PARA COM TEUS SEMELHANTES !

UM ABRAÇO DA PROF. DE ENSINO RELIGIOSO:

 Solange da Cruz Battirola

 

 

 

 

OS GANSOS

 Quando se vê gansos voando em formação “V” você pode ficar curioso quanto às razões pelas quais eles escolheram voar desta forma. A seguir, algumas descobertas feitas pelos cientistas: 

FATO: À medida que cada ave bate suas asas, ela cria uma sustentação para a ave seguinte. Voando em formação “V” o grupo inteiro consegue voar pelo menos 71% a mais do que se cada ave voasse isoladamente. VERDADE: Pessoas que compartilham uma direção comum, com senso de equipe, chegam ao seu destino com mais facilidade e rapidez, porque elas se apoiam na confiança que têm umas nas outras. 

FATO: Sempre que um ganso sai fora de formação ele repentinamente sente a resistência e o arrasto de tentar voar só e rapidamente retorna à formação para tirar vantagem do poder de sustentação da ave imediatamente à sua frente. VERDADE: Existe força, poder e segurança em grupo, quando estamos viajando na mesma direção com pessoas que compartilham de objetivos comuns. 

FATO: Quando o ganso líder se cansa ele reveza indo para a traseira do “V” enquanto outro ganso assume a ponta. VERDADE: É vantajoso o revezamento quando se necessita fazer um trabalho árduo. 

FATO: Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente e manterem o ritmo e a velocidade. VERDADE: Todos nós necessitamos ser reforçados com apoio ativo e encorajamento. 

FATO: Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros gansos saem da formação e o seguem para ajuda-lo e protege-lo. Eles o acompanham até a solução do problema e então reiniciam a jornada os três ou juntando-se à outra formação, até encontrarem o grupo original. VERDADE: Precisamos ser solidários nas dificuldades.

Prof. Solange da Cruz Battirola

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEZ PENSAMENTOS PARA VIVER A SERENIDADE PESSOAL

1-Somente hoje tratarei de viver integralmente o dia, sem pretender resolver todos os problemas pessoais, num só dia.

2-Somente hoje serei delicado no trato com os outros,  não criticando ninguém, e não disciplinando ninguém a não ser a mim mesmo.

3-Somente hoje me sentirei feliz, na certeza de ter sido criado para a felicidade, tanto neste, como no outro mundo.

4-Somente hoje aceitarei as circunstâncias e ocorrências, sem pretender que elas se adaptem todas aos meus desejos.

5-Somente hoje dedicarei dez minutos a uma boa leitura, lembrando-me que, assim como preciso comer para sustentar o corpo, devo ler para alimentar o espírito.

6-Somente hoje farei uma boa ação ,sem conta-la a ninguém.

7-Somente hoje farei algo de que gosto menos, e, se for ofendido, procurarei não manifestar-me com emotividade.

8-Somente hoje realizarei uma programação detalhada do meu dia, e, mesmo sabendo que será difícil executar tudo perfeitamente, ficarei prevenido contra dois grandes males: a pressa e a indecisão.

9-Somente hoje acreditarei que DEUS se ocupa de mim, como se somente eu existisse no mundo,

10- Nisso tudo acreditarei, mesmo que as circunstâncias me mostrem o contrário.

Prof. Solange da Cruz Battirola

 

 

 

 

 

 

 


NUNCA DEIXE DE SONHAR

Todo o ser humano possui sonhos.

Sonhos grandes, sonhos pequenos, sonhos.

Sonhos nascem a cada dia,a cada hora, a cada minuto.Sem percebermos, um sonho nasce dentro do nosso coração.

Sonhos nos motivam a viver, a continuarmos caminhando. Vivemos na verdade, na busca da realização dos nossos sonhos.

Às vezes, pessoas que estão ao nosso redor: tentam mata-los com palavras de pessimismo, algumas acham que, se não podem realizar seus sonhos… as outras pessoas também não merecem realizar os seus.  Puro egoísmo!

Muitas vezes, nós mesmos, chegamos a pensar que não conseguiremos realiza-los, que eles estão muito distante de nós . Ou achamos que não merecemos, porque não somos ninguém. Se não acreditarmos neles, os perderemos. E assim não conseguiremos mais realiza-los,

A realização vem da luta, esforço e persistência. Caminhar ao lado de pessoas que nos motivam a  sonhar e a persistir nos mesmos é muito importante. É um passo para a realização deles.

Mesmo que tudo leve a pensar que pareça impossível, não desista do seu sonho. Busque forças dentro de você. Peça ajuda de Deus. Nenhuma oração volta sem resposta. Acredite que tudo possa acontecer, quando desejamos do fundo do nosso coração.

Na Bíblia lemos num versículo: “TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE”. Tudo e não algumas coisas!

Acredite na beleza dos seus sonhos e na capacidade de realiza-los. Você é capaz! Sonhe sempre!

Nunca deixe de sonhar e  você será sempre um vencedor ou uma vencedora! Acredite em você! Eu acredito! As pessoas que te amam acreditam nos teus sonhos. Nunca deixe de sonhar!

Um abraço da prof. De Ensino Religioso: Solange da Cruz Battirola

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UM ATO IMPENSADO

Um belo dia de sol, Sr. Mário, um  caminhoneiro, chega em casa depois de  longos anos de trabalho e, todo orgulhoso, chama sua esposa para ver seu lindo caminhão, o primeiro que conseguira comprar após todos aqueles anos de sufoco, e a partir daquele dia, seria seu próprio patrão.

Ao chegar à porta de sua casa, encontra seu filhinho de 6 anos, martelando alegremente a lataria do reluzente caminhão. Irado, aos berros pergunta o que o filho estava fazendo e, sem hesitar, no meio de seu furor, martela impiedosamente as mãos do filho, que se põe a chorar sem entender o que estava acontecendo.

A mulher do caminhoneiro, corre em socorro do filho, mas pouco pôde fazer. Chorando junto ao filho consegue trazer o marido à realidade e, juntos o levam ao hospital, para fazer um curativo nos machucados provocados.

Passada várias horas de cirurgia, o médico desconsolado, bastante abatido, chama os pais e informa que as dilacerações foram de tão grande extensão, que todos os dedos da criança tiveram que ser amputados, mas que de resto o menino era forte e tinha resistido bem ao ato cirúrgico, devendo os pais aguardá-lo acordar no quarto.

Ao acordar, o menino foi só sorriso e disse ao pai:

– Pai, me desculpe, eu só queria consertar seu caminhão, como você me ensinou outro dia. Não fique bravo comigo!

O pai enternecido, disse que não tinha mais importância, que já nem estava mais bravo e que não havia estragado a lataria do seu caminhão.

O menino com os olhos radiantes perguntou?

– Quer dizer que não está mais bravo comigo?

– Não! – respondeu o pai.

– Se estou perdoado papai, quando meus dedinhos vão nascer de novo?

REFLITA: Apesar de forte, esta história  cunho muito real, porque na hora do ímpeto, machucamos profundamente quem amamos, e em muitas das vezes não podemos mais “sarar” a ferida que deixamos.  Assim espero que ao lerem, fiquem impressionados como fiquei. Pensem em suas atitudes e reflitam para ver o quanto têm sido impetuosos e, se for possível, mudem suas atitudes a fim de evitar os danos irreversíveis de seus atos.

 

 Prof. Solange da Cruz Battirola

 

 

 

 

 

 

Você pode

O que aconteceria se fosse eliminada a frase “eu não posso” de seu vocabulário? 

Se “eu não posso” não fosse mais uma opção, você seria forçado a substituí-lo com “eu vou” ou “eu não vou”. Pense quanta clareza, confiança e poder traria. 

Muito freqüentemente “eu não posso” é usado como um meio de fugir da responsabilidade de suas próprias possibilidades. Cada vez que você diz “eu não posso”, para si mesmo ou para outra pessoa, você está argüindo as próprias limitações. Quando você repudia sua responsabilidade você também nega a própria eficácia. 

“Eu não posso” é raramente verdadeiro. Normalmente significa “estou muito desconfortável para” ou “não quero fazer o esforço necessário”. Há poucos obstáculos que são insuperáveis. Ainda mais, continuamente repetir “eu não posso” faz você se tornar cada vez mais incapaz, em sua própria mente, de conseguir algo feito. 

Na próxima vez que você estiver tentado a dizer “eu não posso”, pare e se pergunte se é realmente verdadeiro. Seja claro, direto e honesto consigo mesmo e você se encontrará usando “eu não posso” muito menos. 

Quando vem o desejo, a capacidade também vem. Você pode fazer o que você deseja. Se vai fazer ou não, isto é com você.

REFLEXÕES SOBRE A CORAGEM…

  • A coragem torna possível o que parece não sê-lo.
  • Faça aquilo que você pensa que não pode. Desafie a si próprio e descubra a força que possui.
  • Uma minoria criativa e determinada consegue mais do que a maioria acomodada.
  • Considere como troféus de vitória as cicatrizes provocadas pelos que invejam seu sucesso.
  • Não seja vítima do medo. Liberte-se dele, lute e corra para o pódio!
  • Perder a saúde é ruim, perder um amigo é triste, mas perder o entusiasmo é um desastre.
  • O sucesso nunca é definitivo e a derrota nunca é fatal: o que importa é a coragem de recomeçar.
  • Os problemas e dificuldades são inevitáveis, mas quando surgirem, levante a cabeça e diga a si próprio: eu sou mais forte que eles e por isso os desafio!
    • A coragem não significa ausência de medo, mas capacidade de resistir a ele.
    • Acredite que existe dentro de você algo maravilhoso que supera todas as circunstâncias: isso lhe dará energia positiva.
      • A mente aguerrida é imbatível, pois sabe que, passada a tempestade, vem a bonança.
      • Os obstáculos terão a dimensão que você lhes der; se parecem instransponíveis, contorne-os.
      • O que o homem sábio e corajoso procura está nele mesmo; o que o homem ignorante e covarde procura está nos outros.
        • Só a coragem foi posta dentro do homem. O medo vem de fora: não deixe que ele o destrua.
        • Seja pioneiro e não retardatário: quem chega tarde só encontra restos.
        • Anunciar a verdade é um dever, calar a verdade é covardia, ocultá-la é crime.
        • Não se abata pela crítica dos invejosos. Você vale por aquilo que é e não pelo que falam de você.
        • Denunciar o erro é dever de quem busca o bem; fazê-lo de forma adequada é habilidade do sábio.
        • Muitos morreram por denunciar o erro, buscando o justo, mas hoje são venerados como heróis e mártires; outros, procurando obter vantagens, apenas engrossaram o bando dos covardes.
    • Prof. Solange da Cruz Battirola

 

 

 

 

 

 

 

VOCÊ É UMA PESSOA INTEIRA??????

 

A pessoa inteira é aquela que estabelece um contato significativo e profundo com o mundo à sua volta.

Ela não só escuta a si mesma, como também às vozes de seu mundo.A extensão de sua própria experiência é infinitamente multiplicada pela empatia que sente em relação aos outros.Ela sofre com os infelizes e se alegra com os bem-aventurados.

Ela nasce a cada primavera e sente o impacto dos mistérios da vida; o nascimento, a morte.Seu coração bate com os enamorados, e ela conhece a alegria que está com eles.Ela conhece também os desespero, a solidão dos que sofrem sem alívio: e os sinos, quando tocam, ressoam de maneira singular para ela.

 

POIS……

 

“Custa tanto ser uma pessoa plena, que muito poucos são aqueles que têm a luz ou a coragem de pagar o preço…”.

é preciso abandonar por completo a busca da segurança e correr o risco de viver com os dois braços. 

Ë preciso abraçar o mundo como um amante.

É preciso aceitar a dor como condição da existência.

Ë preciso cortejar a dúvida e a escuridão como preço do conhecimento.

É preciso ter uma vontade obstinada no conflito,

Mas também uma capacidade de aceitação total de cada conseqüência do viver e do morrer…”“.

 

É uma lei da vida humana, tão certa como a da gravidade: para vivermos plenamente, precisamos aprender a usar as coisas e amar as pessoas…Não amar as coisas e usar as pessoas.

 


 

MUNDO VIRTUAL

Entrei apressado e com muita fome no restaurante. Escolhi uma mesa bem afastada do movimento, pois queria aproveitar os poucos minutos de que dispunha naquele dia atribulado para comer e consertar alguns bugs de programação de um sistema que estava desenvolvendo, além de planejar minha viagem de férias,que há tempos não sei o que são.Pedi um filé de salmão com alcaparras na manteiga,uma salada e um suco de laranja, pois afinal de contas fome é fome, mas regime é regime, né?

Abri meu notebook e levei um susto com aquela voz baixinha, atrás de mim:
– Tio, dá um trocado? Só uma moedinha para comprar um pão?

– Não tenho moedas , menino. Está bem, compro um para você.

– Para variar, minha caixa de entrada estava lotada de emails. Fico distraído vendo poesias, as formatações lindas, dando risadas com as piadas malucas. Ah! Essa música me leva a boas lembranças de bons tempos.

Percebo que o menino tinha ficado ali.

– OK, mas depois me deixe trabalhar, pois estou muito ocupado, tá?

Chega a minha refeição e junto com ela o meu constrangimento. Faço o pedido do menino, e o garçom me pergunta se quero que mande o garoto ir. Meus resquícios de consciência me impedem de dizer. Digo que está tudo bem.

–          Deixe-o ficar. Traga o pão e mais uma refeição decente para ele.

Então o menino se sentou à minha frente e perguntou:

– Tio, o que está fazendo?

– Estou lendo uns emails

.- O que são emails?

–          São mensagens eletrônicas mandadas por pessoas via Internet.

Sabia que ele não iria entender nada, mas a título de livrar-me de maiores questionários disse:

–          É como se fosse uma carta, só que via Internet.

– Tio, você tem Internet?

– Tenho sim, é essencial no mundo de hoje. Internet é  um local no computador onde podemos ver e ouvir muitas coisas,notícias,músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, trabalhar, aprender. Tem tudo no mundo virtual.
– E o que é virtual, tio?

Resolvo dar uma explicação simplificada, novamente na certeza que ele pouco vai entender e vai me liberar para comer minha refeição, sem culpas:   – Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos pegar, tocar. É lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer. Criamos nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como queríamos que fosse.

– Legal isso. Gostei, tio, eu também vivo neste mundo virtual.

– Você tem computador?

– Não, mas meu mundo também é desse jeito… Virtual. Minha mãe fica todo dia fora, só chega muito tarde, quase não a vejo. Eu fico cuidando do meu irmão pequeno que vive chorando de fome, e eu dou água para ele pensar que é sopa.  Minha irmã mais velha sai todo dia, diz que vai vender o corpo, mas eu não entendo, pois ela sempre volta com o corpo. Meu pai está na cadeia há muito tempo. Mas sempre imagino nossa família toda junta em casa, muita comida muitos brinquedos de Natal, e eu indo ao colégio para virar médico um dia.  Isto não é virtual, tio?

Fechei meu notebook, não antes que as lágrimas caíssem sobre o teclado.  Esperei que o menino terminasse de literalmente  “devorar” o prato dele, paguei a conta e dei o troco para o garoto, que me retribuiu com um dos mais belos e sinceros sorrisos que eu já recebi na vida, e com um  “Obrigado tio, você é legal!”. Ali, naquele instante, tive a maior prova do virtualismo insensato em que vivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel rodeia de verdade, e fazemos de conta que não percebemos!

 E VOCÊ, COMO TEM  TRABALHADO COM SEU MUNDO REAL E O SEU MUNDO VIRTUAL?

REFLITA : AS PESSOAS DÃO TANTA  IMPORTÂNCIA AOS ASSUNTOS VIRTUAIS QUE ACABAM  NÃO PERCEBENDO O QUE ACONTECE NO MUNDO REAL.

 

UM ABRAÇO DA PROF. SOLANGE

 

 

 

 

 

 

ENSINO RELIGIOSO

PROF. SOLANGE

VOCÊ APRENDE

Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas.


E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.


Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam… E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso.


Aprende que falar pode aliviar dores emocionais. Descobre que leva-se anos para construir confiança e apenas segundos para destrui-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.


Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem da vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.


Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa – por isso, sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos.


Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser.
Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.


Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, e se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve.


Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.
Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.
Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes, a pessoa que você espera que o chute quando você cai, é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.


Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que e se teve e o que você aprendeu com elas, do que com quantos aniversários você celebrou.


Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.


Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.


Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel.
Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.


Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo.


Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.


Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte.


Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.


E você aprende que realmente pode suportar… que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!*~

William Sheakspeare

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                        COMUNICAÇÃO  E BOAS MANEIRAS

         “Gente não vive sem gente!”Essa é uma grande verdade! Veja só de quantas pessoas dependemos desde que acordamos pela manhã até a chegada à escola.

         Basta reparar em nosso café da manhã. Para tomar um leite quente e gostoso,  coisa  que parece tão simples, foi preciso: pessoas criarem e cuidarem da vaca, alguém tirar-lhe o leite, outros o transportarem, outros o colocarem na embalagem, alguém, com carinho, ferve-lo e coloca-lo na nessa para nós. O café? Por quantas mãos passou!   Foi plantado, foi tratado, colhido, secado, despolpado, beneficiado, torrado, moído e coado antes de chegar até nós.          O mesmo acontece com o pão, desde o plantio do trigo até chegar à nossa mesa. Quanta gente trabalhou para nós!…

         Assim é com tudo: Com o que usamos. Nossas roupas, nossos livros e mais mil coisas que vocês mesmos irão descobrindo.

         Já pensaram quantas pessoas colaboram conosco e nos ajudam todas as manhãs ?

         É legal demais a gente pensar que faz parte de um todo que é a humanidade! Nesse todo, temos a nossa parte de dar… São os nossos diretos e os nossos deveres.

         Como somos todos irmãos, é justo que nos ajudemos uns aos outros, pelo menos cada qual cumprindo direitinho com as suas tarefas e obrigações.         Por isso é tão importante a gente estudar bem e se preparar para o futuro, refletindo sobre o presente! Poderemos ser muito úteis à humanidade. Foi assim que os grandes inventores e os grandes homens se prepararam e usaram sua inteligência e seu preparo para o bem comum.( direito, dever).

         Todos precisam de nós e nós precisamos de todos. Aí é que surge a necessidade de nos comunicarmos uns com os outros.Quando melhor for a comunicação, mais fácil e agradável se torna a vida. Qual será o meio mais fácil, simples e natural de nos comunicarmos?

         A fala, isto é, A PALAVRA. É muito importante, pois , cultivar o Dom da Palavra. Falando com clareza…. bem explicado… e o mais simples possível!!!     Nada de ter medo de falar! Falar todas as vezes que tiver alguma coisa para dizer.Porém, sem se precipitar…e pensando no que vai dizer.

         Existe muita gente que exagera! Fala demais, aborrecendo todo o mundo!… Outros põem sua vida toda a público! E a da sua família também… contando tudo o que vivem fazendo fofocas e falando mal dos outros… que acham disso? Aí, entre uma coisa muito importante: o respeito por si mesmo e pelos outros. É também uma questão de Critério Mas …o que será esse negócio de Critério? Critério é uma crítica que cada um faz a si mesmo antes de falar ou de agir, para verificar se o que vai dizer ou fazer não irá prejudicar os outros ou a si mesmo.

         Isso também se chama BOM SENSO  e ajuda incrivelmente as pessoas que possuem. Quem não o tiver muito desenvolvido poderá perfeitamente se exercitar e conseguir essa qualidade tão importante para todos: é só faze uma parada  antes de começar a falar para dar uma peneirada no que vai dizer , (esse hábito pode ajudar muito).

         Existem várias maneiras de nos comunicarmos: o olhar… o sorriso…a palavra falada… a palavra escrita… a mímica… os gestos… o canto…os  jogos em comum…expressão corporal… e muitas outras. Há também : televisão… cinema… rádio… teatro… circo… música… telefone… correio… a própria escola, além de muitos outros.

         Tudo isso nos põe em contato com os nossos semelhantes e estabelece o intercâmbio entre os homens,unindo suas idéias.

         Há muita gente, porém , que fala muito bem mas não sabe ouvir! Não dá oportunidade para os outros falarem… Ouvir também é um meio de comunicação! E muito importante! Saber ouvir é uma arte! Quantas vezes podemos ajudar muito apenas ouvindo o que alguém tem a dizer!…

         Veja agora uma coisa que parece estranha: apesar de hoje em dia existirem tantos meios de comunicação,há no mundo milhares e milhares de pessoas SOLITÁRIAS, embora rodeadas de gente! Sabia? Nas ruas… nas escolas… e até nos próprios lares… por falta de comunicação! As vezes nós mesmo contribuímos para nosso próprio isolamento e para o isolamento dos outros. Talvez por não queremos ou não sabemos nos comunicarmos, pensando e observando todas essas coisas.

         Como é bom a gente se comunicar! Fazendo com que os outros possam aproveitar também das coisas lindas que temos dentro do nosso coração e da nossa cuca1 Por que não? Coisas que precisam ser ajudadas, pois muitas vezes os outros podem nos ajudar, e muito! Do mesmo modo que podemos também, com amor,tentar descobrir as dificuldades dos outros e ajuda-las a vencer essas dificuldades. Muito importante é desenvolver e cultivar o Espírito critico.

         Já imaginou, por exemplo, se fôssemos acreditar em tudo o que os anúncios dizem? Quanto exagero! Quanta mentira! A gente sabe perfeitamente que tudo aquilo é só para vender o produto . Mas não deixa de ser uma tapeação pra cima de nós… E os programas de televisão? Podemos acreditar em tudo o que eles dizem? Achar certo tudo aquilo que vemos ?Claro que não! É tão gostoso saber distinguir as coisas boas das coisas más… a verdade da mentira…É muito útil a gente saber analisar e julgar! Assim não se vai facilmente na conversa dos outros.

         Cada um de nós é um ser livre! Ninguém pode nos obrigar a fazer uma coisa que achamos errada.. A verdade é que , no fundo, todos admiram e respeitam aqueles que agem com lealdade, querendo acertar sempre! 

         APROVETAMENTO DA LEITURA

  1. Explique por que gente precisa de gente.
  2. Por que não podemos viver sozinhos?
  3. Quais são nossos direitos na sociedade em que vivemos?
  4. Quais nossos deveres?
  5. Qual é o meio mais fácil e natural de nos comunicarmos?
  6. Como cultivar o DOM DA PALAVRA?
  7. Que é critério ou Bom Senso?
  8. É necessário saber ouvir Por quê?
  9. Por que é tão importante desenvolver o ESPIRITO CRITICO?    
  10. Qual a vantagem de sermos  LIVRES?
Anúncios

Entry Filed under: SUGESTÕES PRÁTICAS DE ENSINO RELIGIOSO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to comments via RSS Feed

ENSINO RELIGIOSO

Blogroll

Setembro 2009
S T Q Q S S D
     
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

SOLBATT'S

Arquivos

SOLBATT

Metadados

PROCURAR

RSS SOLBATT

RSS SOLBATT no Missioneiro

 
%d bloggers like this: